Pular para o conteúdo

Instituto de Zootecnia comemora 80 anos da publicação científica “Boletim da Indústria Animal”

Em época de tamanha busca por respostas para novas descobertas científicas em meio a uma pandemia, o Instituto de Zootecnia (IZ-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, destaca os 80 anos da Revista Científica do IZ – o “Boletim de Indústria Animal” (BIA). O periódico reúne artigos de enorme importância na área da produção animal sustentável, envolvendo várias áreas da produção animal.

Publicado pelo IZ desde 1941, este ano alcança o volume 78, com mais de 2.200 artigos originais, contribuindo para o avanço do conhecimento em todas as áreas relevantes da Zootecnia, como aquicultura, forragicultura, nutrição de não-ruminantes, nutrição de ruminantes, produção animal, reprodução e melhoramento animal. O Boletim Científico é um periódico de acesso livre, atualmente na modalidade Publicação Contínua.

O acesso aberto a esse conhecimento traz benefícios à sociedade, seja pelo desenvolvimento tecnológico, melhoria na qualidade de vida e riquezas, além da atualização do saber, transmitido por diversas instituições de pesquisa.

“Hoje, o BIA está, ainda mais, integrado à geração de conhecimento, já que os autores dos trabalhos são oriundos do IZ e de instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do exterior”, enfatiza a editora-chefe da revista, Cristina Maria Pacheco Barbosa, atualmente diretora geral do IZ.

Para Cristina, ser editora do Boletim de Indústria Animal no seu aniversário de 80 anos, é “uma honra, e, ao mesmo tempo, uma responsabilidade”. “O aniversário é a oportunidade de reafirmar seu valor como publicação científica vinculada ao Instituto de Zootecnia”.

Para comemorar a data será realizado evento on-line, dia 24 de março de 2021, com a participação de profissionais relevantes para a discussão de assuntos ligados à publicação científica para expor aos pesquisadores, colaboradores e alunos de pós-graduação a importância das boas práticas na editoração cientifica.

A revista representa um importante meio de difusão do conhecimento científico no país e passa por um momento de transição, tornou-se uma publicação integral em inglês, cujo propósito é alcançar cada vez mais a comunidade científica internacional.

Atualmente está vinculada à Associação Brasileira de Editores Científicos, presente em três diretórios e em 10 bases indexadoras, e conta com 16 editores associados em instituições nacionais e internacionais. Na editoria científica conta com os pesquisadores do IZ, Karina Batista e Fábio Campos Prudêncio.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: