Pular para o conteúdo

Ital publica estudos sobre alimentos industrializados e divulga vídeo da APqC que ressalta a importância do instituto

Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital)

Com o objetivo de explicar a importância dos alimentos e bebidas industrializados para a alimentação e nutrição humana, através de informações técnicas e científicas, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, lança neste Dia Mundial da Alimentação e Dia do Engenheiro de Alimentos, 16 de outubro, três novos estudos da Série Alimentos Industrializados 2030, que abordam biscoitos, iogurtes e sucos e outras bebidas não carbonatadas.

Assim como no primeiro estudo, lançado em março sobre pães industrializados, as publicações abordam origens e tipos específicos de produtos, sua composição detalhada, sua segurança para consumo e seu valor nutricional. “Como instituto de pesquisa dedicado à Ciência e Tecnologia de Alimentos, composto por especialistas na área, em grande parte engenheiros de alimentos, o Ital vem desenvolvendo nos últimos anos ações destinadas a contrapor mitos e preconceitos em relação aos alimentos industrializados, que acabam prejudicando a alimentação adequada ao perfil de cada consumidor: morador de zona urbana ou rural, rico ou pobre, com ou sem restrições de saúde”, afirma Luis Madi, coordenador do projeto Alimentos Industrializados 2030 e diretor de Assuntos Institucionais do Ital, que é vinculado à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta).

Na publicação sobre biscoitos, é feita, por exemplo, uma análise comparativa de 243 tipos e marcas de biscoitos, salgados e doces, das principais empresas produtoras no Brasil. Em relação ao valor nutricional, carregam nutrientes importantes para a nutrição humana, principalmente proteínas e fibras, existindo opções diet e light em açúcares e com teores reduzidos de calorias, gorduras saturadas e sódio.

Quanto aos iogurtes industrializados, o estudo aponta que os alimentos produzidos atualmente evoluíram juntamente com a história da alimentação humana, porém com requisitos relevantes como a melhora da qualidade e segurança, aumento da eficiência, redução de custos e aumento da vida útil, atendendo todos os tipos de consumidores.

A publicação dedicada aos sucos e outras bebidas não carbonatadas industrializadas, por sua vez, apresenta uma análise comparativa de diversas marcas comercializadas nos supermercados, relacionando os portfólios de produtos de grandes e pequenas indústrias e as diferentes modalidades: sucos, néctares, refrescos e alimentos líquidos. Muitos são fontes de vitamina C, outros apresentam poucas calorias e/ou pouco sódio e em vários ocorre a mistura de ingredientes destinados à melhora do perfil nutricional, como vitaminas, minerais, fibras e mesmo proteínas e ômega-3.

Valorização da Ciência e Tecnologia de Alimentos

Para contribuir com a disseminação de conhecimento sobre Ciência e Tecnologia de Alimentos e sobre o papel do Ital, a Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lançou o vídeo ‘O que a pesquisa científica tem a ver com a sua alimentação?’. “Essa iniciativa da APqC aproxima os institutos de pesquisa e seus pesquisadores da sociedade e resgata a valorização da ciência e tecnologia em benefício da população”, destaca Eloísa Garcia, diretora geral do Ital.

“O Ital é uma referência em pesquisa, inovação e assistência tecnológica quando o assunto é conservação e segurança de alimentos no Brasil, mas, assim como acontece com quase todos os institutos, seu trabalho é pouco conhecido pela maioria das pessoas. Esperamos que esse vídeo possa ajudar a reduzir esse desconhecimento geral, valorizando os pesquisadores e pesquisadoras do Ital”, ressalta o presidente da APqC, João Paulo Feijão Teixeira.

Dia Mundial da Alimentação

Confira matéria abrangendo ações de todos os órgãos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo relacionadas à data especial no site da SAA.

Fonte: Assessoria de imprensa do Ital

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: