Pular para o conteúdo

APqC reúne-se com o Secretário Estadual de Agricultura para discutir reestruturação da pasta

A diretoria da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) se reuniu na última quarta-feira (19) com o Secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, Dr. Gustavo Junqueira, para tratar de assuntos relacionados ao processo de reestruturação da Secretaria e seus impactos na vida e no trabalho dos pesquisadores. A reunião ocorreu de forma virtual e presencial simultaneamente.

O secretário forneceu informações sobre a reestruturação partindo da integração de ações e de competências cujo objetivo seria a racionalização administrativa da pasta. Sobre a área da pesquisa, disse que se pretende criar um fundo destinado a apoiar os esforços de pesquisa a partir dos recursos advindos da venda, concessão ou arrendamento de áreas que não estão sendo utilizadas para atividades de pesquisa científica.

O presidente da APqC, Dr. João Paulo Feijão Teixeira, comentou que a Associação concorda com a necessidade de modernização administrativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), mas ressaltou que muitos servidores têm se queixado da falta de comunicação por parte do governo. “Os pesquisadores não se sentem informados sobre os rumos da reestruturação, o que gera incertezas e especulações.”, disse.

O presidente enfatizou o caso dos pesquisadores que atuam em unidades descentralizadas do Departamento de Descentralização do Desenvolvimento (DDD). “Embora seja um contingente de 125 pesquisadores, numericamente representativos e de competência inquestionável, eles se sentem órfãos nesse processo de mudanças da Secretaria.”, afirmou.

O coordenador da APTA, Dr. Antônio Batista, reforçou que “a palavra-chave na reestruturação é a integração” e o diretor do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Dr. Marcos Antônio Machado, destacou a importância da reformulação dos programas que foram organizados na APTA através de três grandes áreas de pesquisa e 13 subáreas que agruparão todos os projetos a serem desenvolvidos, destacando que esse processo é “dinâmico e com revisões periódicas.”

O secretário se comprometeu a dar sequência às orientações do vice-presidente da APqC, Marcos Perdoná, que solicitou ao gestor que leve ao governador João Doria sugestões de atos que fortaleçam a carreira de pesquisador científico e os institutos públicos de pesquisa, cuja importância ficou destacada nesse momento de pandemia.
O presidente da APqC destacou ainda que a Associação poderá auxiliar a SAA na interlocução com os pesquisadores quanto à reestruturação, mas que para isso há necessidade de que “ocorra discussão de pontos com as quais não concorda ou tem dúvidas.”

O secretário concordou com esse posicionamento e determinou aos dirigentes da SAA envolvidos no processo de reestruturação que passem a ouvir e a discutir com a APqC aspectos divergentes do projeto. Destacou também a importância do apoio da Associação na interlocução com os pesquisadores científicos buscando o entendimento e a validação das mudanças pretendidas.

A APqC continuará em contato com a SAA de modo a manter aberto este canal de diálogo com o Governo do Estado de São Paulo e assegurar que os interesses dos pesquisadores e dos institutos de pesquisa sejam levados em conta no processo de reestruturação administrativa.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: