Pular para o conteúdo

Com apoio dos institutos Butantan e Adolfo Lutz, governo do Estado de SP amplia testes de coronavírus à população

coronavirus1

O governo de São Paulo mudou os critérios e ampliou os protocolos para aplicação dos exames para os testes de coronavírus. Em Bauru, três laboratórios que fazem os exames devem ampliar de 100 para 500 a quantidade diária de análise de testes. Segundo protocolo adotado pelo Ministério da Saúde, os exames para diagnóstico da Covid-19 eram feitos apenas em casos graves da doença, mortes ou em profissionais da saúde.

A ampliação dos testes definida pelo estado, com distribuição de novos insumos, vai permitir que o coronavírus seja diagnosticado também em casos leves em pacientes com sintomas gripais e nos que fazem parte de outros grupos de risco. “A decisão de quem será testado é da equipe médica nas unidades de saúde, e os grupos de risco serão definidos pela Vigilância Epidemiológica. O tamanho da ampliação será definida pela rede de laboratórios e disponibilidade de insumos”, explica Virgínia Bodelão Pereira, diretora do Instituto Adolfo Lutz em Bauru.

Além do Adolfo Lutz local, em Bauru outros dois laboratórios estão credenciados para fazer os testes: o laboratório da Faculdade de Odontologia da USP e o Instituto Lauro de Souza Lima. Juntos, os três laboratórios analisam os exames de 38 municípios da região que concentra uma população estimada em 1 milhão de habitantes. A expectativa de que a capacidade diária chegue a 500 exames é das três instituições.

Segundo o Instituto Butantan, que administra os 50 laboratórios credenciados para fazer exames no estado, a capacidade do sistema deve ser ampliada de 5 mil para 8 mil testes. A testagem é considerada um procedimento fundamental para que os municípios adotem estratégias de combate à doença.

Clique aqui para ver a reportagem.

Com informações do G1 de Bauru.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: