Pular para o conteúdo

Instituto Butantan cria campanha para coleta, cadastro e armazenamento corretos dos testes de coronavírus

O Instituto Butantan, que desde 3 de abril coordena a Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 no Estado de São Paulo, conjuntamente com a Secretaria de Saúde do Estado e o Instituto Adolfo Lutz, criou uma campanha para promover o cadastro, a coleta e o armazenamento corretos de amostras para realização do exame RT-PCR, que detecta a presença de material genético do coronavírus em pacientes na fase aguda de sintomas.

Uma série de três vídeos foi produzida com o objetivo de evitar o descarte dos materiais colhidos por inconsistência e garantir a comunicação dos resultados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Os vídeos serão compartilhados nas redes sociais do Butantan, Adolfo Lutz e Secretaria de Estado da Saúde, além de serem enviadas ao Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de São Paulo).

Os materiais mostram o passo a passo das etapas que devem ser realizadas pelos serviços de saúde, responsáveis pela coleta das amostras dos pacientes suspeitos. No primeiro, profissionais do Instituto Adolfo Lutz explicam como deve ser realizada a coleta de amostra por meio do swab – haste que é friccionada nas narinas e na garganta para recolhimento de material.

Já o segundo explica como a amostra deve ser armazenada para garantir as condições de processamento em laboratório e, por fim, o terceiro traz orientações para o cadastramento no sistema onde são disponibilizados os dados do paciente e os resultados dos exames para os profissionais da saúde.

“O Butantan entende que todo o processo de testagem tem de ser cumprido corretamente, desde a coleta, passando pelo processamento das amostras, até a comunicação do resultado ao paciente, o ciclo tem que ser completo. Por isso tivemos essa iniciativa. É importante que todo o nosso trabalho esteja alinhado para não só garantir os resultados para os pacientes, como para termos mais elementos que nos ajudem a superar essa epidemia da melhor forma possível”, afirma o diretor do Instituto Butantan e coordenador da Plataforma de Laboratórios para Diagnóstico de Covid-19 no Estado de São Paulo, Dimas Tadeu Covas.

Os vídeos completos podem ser vistos gratuitamente no Canal Butantan no Youtube ou basta clicar nas imagens abaixo!

Fonte: Instituto Butantan

 

um comentário Comente
  1. Edna #

    Show! Instituto Adolf Lutz dando um show na realização das analises de corona virus, treinamento de todas as equipes de laboratórios publicos e privados paulistas, e indo além, ensinando como se coleta e preserva amostras coletadas. Parabéns aos Institutos de Pesquisa do estado de São Paulo!

    Curtir

    abril 29, 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: