Pular para o conteúdo

Fapesp incentiva conversão de pesquisas atuais para o estudo do coronavírus

apqc1

A Fapesp abriu chamada para a seleção rápida de propostas de pesquisa de curto prazo (24 meses) como suplementos para auxílios vigentes nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPID ou CPE em curso, que redirecionem parte de seu esforço de pesquisa para contribuir de forma significativa ao entendimento e superação do risco representado pelo vírus SARS-Cov-2 e/ou possíveis caminhos para sua gestão ou prevenção. A data limite para apresentação de propostas de pesquisa nessa chamada é 22 de junho de 2020.

Os tópicos de pesquisa de interesse incluem, mas não são limitados, aos seguintes:

1) Características epidemiológicas, por exemplo, potencial de transmissão, disseminação geográfica, interações com outros vírus, alteração do genótipo viral, suscetibilidade do hospedeiro, período de incubação, etc.

2) Desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos e rápidos para COVID-19.

3) Desenvolvimento de candidatos terapêuticos para a COVID-19; terapêutica de amplo espectro contra múltiplas cepas de corona vírus; estudo da atividade anti-COVID-19 de terapêuticas existentes inicialmente desenvolvida para outras indicações.

4) Terapêutica, com priorização daqueles com potencial para rápido desenvolvimento clínico ou reuso de terapêuticas existentes desenvolvidas para outros patógenos.

5) Estudos para compreender aspectos críticos da infecção viral, replicação, patogênese e transmissão; examinar a estabilidade e persistência do vírus.

6) Pesquisa em procedimentos clínicos, indicadores de prognóstico clínico, incluindo investigações voltadas para a compreensão da história natural da doença.

7) Identificação e avaliação das respostas imunes inatas, celulares e humorais à infecção pelo SARS-Cov-2.

8) Investigações epidemiológicas e soro-epidemiológicas, como as que visam compreender melhor as características e gravidade da transmissão, a fim de compreender o impacto potencial das medidas de controle da COVID-19.

9) Pesquisa baseada em ciências sociais que contribua para a compreensão e influência do comportamento – para as instituições públicas e locais de trabalho – para facilitar a contenção e minimizar comportamentos contraproducentes (inclui pesquisa baseada em georreferenciamento e dados sociais para investigar zonas de risco nas grandes cidades).

O valor total oferecido nessa chamada é de R$ 10 milhões. A duração dos projetos de pesquisa propostos deve ser de 24 meses e cada proposta pode solicitar até o valor máximo de R$ 100 mil por ano.

Além do valor especificado acima, excepcionalmente nesta Chamada, poderá ser solicitada uma Bolsa de Pós-Doutorado (do tipo BCO – Bolsa como Item Orçamentário cujo recipiente será selecionado após a aprovação da solicitação – www.fapesp.br/2615), com duração de até 24 meses.

A submissão deve ser por um Pesquisador Responsável ou Pesquisador Principal na concessão nas modalidades Temático, Jovem Pesquisador, CEPID ou CPE em andamento e que demonstre ter tempo disponível entre suas atividades de pesquisa para liderar de forma eficaz a atividade proposta.

As propostas devem seguir as diretrizes e requisitos de elegibilidade aplicados aos Auxílios à Pesquisa Regulares, descritos em www.fapesp.br/137.

Sendo uma iniciativa de Rápida Implementação as propostas serão analisadas à medida que forem recebidas até que se esgotem os recursos oferecidos ou até a data limite anunciada acima.

Para dúvidas sobre essa chamada escreva para chamada-apr-covid@fapesp.br.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: