Pular para o conteúdo

APqC orienta a população a seguir medidas preventivas contra o coronavírus

apqc1-2

Diante do avanço da pandemia do coronavírus em nosso país, que registrou no dia de hoje (17), em São Paulo, as duas primeiras mortes causadas pela Covid-19, a Associação dos Pesquisadores Científicos (APqC) vem, por meio deste comunicado, recomendar à toda sociedade, incluindo nossos pesquisadores e técnicos de apoio, que observem com rigor as medidas preventivas divulgadas pelas autoridades médicas, com o objetivo de reduzir a proliferação do contágio e impedir que a doença resulte em grave crise humanitária, como tem acontecido em alguns países da Europa.

O vírus, até então desconhecido, é de fácil e rápida transmissão e causa problemas respiratórios que podem oscilar de leves a moderados. Em alguns casos, geralmente em idosos ou em pessoas cujos organismos apresentam baixa imunidade, a doença pode progredir para uma síndrome aguda grave, levando a complicações e mesmo ao óbito.

Para informar a população, o Governo do Estado de São Paulo criou o Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo, coordenado pelo médico David Uip. Dentre as recomendações do coordenador, endossadas pelo Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, a quarentena voluntária é a forma mais eficaz de evitar que se adquira ou se transmita o coronavírus. Quanto menos as pessoas circularem nos próximos 30 ou 40 dias, menores serão as chances de contágio. Durante esse período evite sair de casa sem necessidade, não utilize o transporte público (sobretudo em horários de pico), não vá a lugares com grande concentração de pessoas (como bares, restaurantes, shopping centers, bancos, igrejas, eventos culturais ou esportivos, etc). Se você puder, trabalhe de casa. Se não puder trabalhar de casa e tiver que se deslocar, redobre a atenção no cumprimento das seguintes orientações:

– Lave as mãos frequentemente com água e sabão e use antisséptico à base de álcool gel 70%, principalmente após tossir ou espirrar, apertar a mão de alguém, ir ao banheiro, usar o telefone celular, etc.

– Evite ficar em ambientes fechados. Na medida do possível, trabalhe ou estude em ambientes arejados. Caso haja alguém doente ou com sintomas de gripe, mantenha a distância mínima de um metro entre uma pessoa e outra.

– Se estiver com os sintomas da Covid-19 (febre alta, tosse e dificuldades para respirar) procure o serviço de saúde mais próximo, como um Pronto Atendimento, para análise inicial. Se o quadro for compatível com a definição de caso, esse serviço de saúde deverá seguir o fluxo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde.

Para mais informações, recomendamos que todos visitem o site (clique aqui) do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. A APqC, por meio de seus canais de comunicação, irá atualizar diariamente as informações acerca do coronavírus.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: