Pular para o conteúdo

APqC se reúne com diretores do Instituto Butantan para acompanhar ações de combate ao Coronavírus

apqc13

A diretoria da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) se reuniu hoje (13) com os diretores das grandes áreas do Instituto Butantan. O objetivo foi discutir a pandemia do Coronavírus e o trabalho intensivo dos pesquisadores e dos institutos paulistas no combate à transmissão do vírus e ao tratamento das pessoas infectadas.

Foram abordados os exemplos do Instituto Adolfo Lutz, que está fazendo os testes de detecção do Coronavírus e sequenciou em tempo recorde o genoma do vírus que chegou ao Brasil, e do próprio Instituto Butantan, que está em processo acelerado de produção da vacina da gripe para disponibilizá-la à população brasileira no menor prazo possível – o que contribuirá para o manejo da epidemiologia, evitando que pessoas precisem de cuidados médicos devido à gripe durante o surto do Coronavírus. A vacina poderá também contribuir com a diminuição de casos de fatalidade do Coronavírus, que geralmente afeta pessoas idosas ou que tenham imunidade baixa devido a outros problemas de saúde.

A APqC acredita que sem institutos de pesquisa fortes e sem investimento na contratação de novos pesquisadores, o enfrentamento à epidemias como esta não será possível no futuro próximo. “É preciso que este debate seja feito pela sociedade civil junto ao Governo do Estado de São Paulo”, disse Enéas de Carvalho, pesquisador do Butantan e membro do conselho da Associação.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: