Pular para o conteúdo

APqC se reúne com diretores do Instituto de Zootecnia

Assim como havia feito junto a pesquisadores do Instituto Biológico, em visita à Estação Experimental, no último dia 5 de fevereiro, a diretoria da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) visitou ontem, dia 6, o Instituto de Zootecnia (IZ), em Nova Odessa. O objetivo foi apresentar aos pesquisadores a nova diretoria da entidade e conversar sobre suas necessidades.

Participaram da reunião o presidente da APqC João Paulo Feijão Teixeira, a segunda vice-presidente Edna Bertoncini, a segunda secretária Rachel Sachs, e os conselheiros Fábio Dias e Flávia Simili. A equipe foi recebida pelo diretor Luiz Ayrosa e pelos diretores de centro Ricardo Lopes Dias da Costa (Centro de Zootecnia Diversificada), Luciana Gerdes (Nutrição e Pastagem), Luís Carlos Roma Júnior (Centro de Leite), Fábio Prudêncio de Campos (CPZD), Aníbal Eugênio Vercesi Filho (Centro de Genética e Reprodução), Flavia Fernanda Simili (Unidade de Ribeirão Preto), Linda Mônica Premazzi (Assessoria) e Cristina Maria Pacheco Barbosa (Assessoria de Planejamento e representante do IZ junto a APqC).

Ao diretor do IZ, Luiz Ayrosa, o presidente da APqC expôs as propostas e ações que a nova dirtetoria da associação pretende implementar a partir deste ano, entre elas a retomada do contato com os secretários de Estado, diretores dos IPs e pesquisadores. “Já conversamos com a secretária adjunta da Agricultura Gabriela Chiste e com o coordenador da APTA, Antonio Batista Filho. A ideia é conversar com todos os nossos colegas para realizar ações integradas”, disse Feijão, que revelou também ter solicitado uma reunião com o governador de São Paulo, João Doria Jr.

O presidente da APqC explanou ainda sobre o andamento dos processos de equiparação via jurídica e as possibilidades de equiparação via administrativa. Dr Feijão afirmou que a APqC deve participar ativamente das discussões sobre fusões e reestruturações dos IPs. “Não apenas no momento das decisões, mas gerando continuamente documentos e propostas para a gestão dos IPs”, afirmou. Os participantes frisaram alguns pontos para fortalecimento da imagem da categoria junto à sociedade e ao governo, como melhoria na divulgação dos trabalhos de pesquisa realizados nos IPs (mídias sociais) e dos eventos promovidos por essas instituições.

A nova diretoria da APqC sugeriu também a elaboração de estudos de indicadores de produtividade da categoria com impacto das tecnologias geradas nas cadeias produtivas e na sociedade, como forma de mostrar a importância e a necessidade da pesquisa cientifica no estado de São Paulo. “Os representantes dos IPs junto a APqC são de suma importância para a divulgação dos trabalhos realizados e consistem de fonte para trazer as demandas dos pesquisadores para a associação”, disse o presidente João Paulo Feijão Teixeira. Dentre as metas básicas da APqC neste primeiro mandato estão a luta pela equiparação salarial e pelo reajuste salarial dos pesquisadores.

um comentário Comente
  1. Alexander George Razook #

    Parabéns à atual diretoria da APQc pela iniciativa de visitar os Institutos de Pesquisa Científica do Estado colhendo informações dessas Instituições e suas reinvindicações. Saliento também que a atual Diretoria está no rumo certo, mantendo contato com as Secretarias de Estado e também autoridades do Governo, inclusive com o Governador do Estado divulgando o trabalho e o grande papel Social dos 19 Institutos de Pesquisa do Estado. O Governo do Estado tem que estar ciente da importância dos Institutos de Pesquisa e a APQc é o órgão responsável por essa tarefa. Mantendo esse papel com insistência, a Apqc chegará aos objetivos da atual gestão que é a valorização das Instituições bem como da carreira de pesquisador científico.

    Curtir

    fevereiro 10, 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: