Pular para o conteúdo

Pesquisadora do Instituto Butantan destaca o papel da mulher na Ciência

FlaviaIB

A pesquisadora Flávia Virginio, do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas (LECZ), representou o Instituto Butantan em um evento de Ciência inédito no Brasil, que aconteceu no Rio de Janeiro, nos dias 20 e 21 de julho. O “Soapbox Science” reuniu cientistas de todo o Brasil que foram para as ruas cariocas falar com o público sobre o importante papel da mulher na Ciência e na Pesquisa.

“Eu participei representando o IB e falando sobre as nossas coleções zoológicas e a importância delas para a conservação e preservação das espécies estudadas”, explicou Flávia, uma das 12 cientistas selecionadas. Dentre as áreas abordadas no evento estavam as de Microbiologia, Física, Química e Geografia.

O SoapBox Science do Brasil aconteceu em dois pontos distintos do Rio. No sábado (20), as cientistas foram até a Praça Mauá, no centro da cidade, onde está localizado o Museu do Amanhã, e no domingo (21), foram a um hipermercado na Barra da Tijuca.

“Na Praça Mauá tinha muito mais gente porque o local é mais propício, mas mesmo no estacionamento do mercado foi possível chamar a atenção das pessoas. Muitas delas pararam para ouvir o que estávamos falando, se interessaram, conversaram com a gente. Eu particularmente adorei, foi muito interessante a atividade”, ressalta Flávia.

Neste vídeo divulgado pelo canal A Ciência Explica, é possível ver as cientistas em ação e conhecer sobre a contribuição de cada uma para o debate sobre ciência em locais públicos. Dentre as analogias usadas para envolver o público leigo com a Ciência, Flávia comparou as coleções do Butantan com as de álbuns de figurinhas de futebol. “Eu expliquei ao público, por exemplo, que é como se a gente tivesse um álbum de figurinhas, que precisasse de 100 figurinhas para ser completado, só que a gente só tem 11”, disse em relação ao fato de que no mundo estima-se que exista 8 milhões de espécies, sendo 900 mil catalogadas até o momento por taxonomistas.

A pesquisadora também participou de um evento na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) sobre mulheres na Ciência, onde compartilhou informações sobre sua carreira científica e pesquisas que realizou.

O que é Soapbox Science

A Soapbox Science é uma plataforma de divulgação pública para promover mulheres cientistas e a ciência que elas desenvolvem. Os eventos transformam os espaços públicos de uma cidade em arena de aprendizagem pública e debate científico. Esta iniciativa segue o formato do Speaker’s Corner, do London Hyde Park, que é historicamente uma arena para o debate público na cidade de Londres, desde 1870. Naquela época, os oradores usavam caixas de sabão feitos de madeira, as soapbox, onde subiam e se destacavam no público para que todos escutassem aquilo que estavam falando.

Para a versão brasileira, foi aberta uma chamada de inscrições e a organização do evento selecionou treze cientistas de acordo com dois critérios: a temática de sua pesquisa e a região de origem. Com as cientistas escolhidas e locais definidos, o debate científico foi às ruas, sem intermediários, sem slides do PowerPoint, nem anfiteatro.

A expectativa é que em 2020, cada participante da edição de 2019 possa encabeçar o evento na sua região. “Existe uma possibilidade disso acontecer e eu espero poder trazer para São Paulo essa iniciativa”, finaliza Flávia.

Com informações de Carol Roque, do Instituto Butantan.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: