Pular para o conteúdo

APqC inaugura série de vídeos sobre o trabalho dos pesquisadores científicos

 

A Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC) lança hoje (18) o primeiro vídeo de uma série que visa divulgar ao público em geral o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores científicos em seus respectivos institutos. O vídeo marca também o lançamento do canal da APqC no Youtube, ampliando o alcance de sua comunicação nas redes sociais.

O primeiro vídeo da série foi produzido entre os meses de janeiro e março de 2019 e gravado integralmente no Centro Experimental Central “Fazenda Santa Elisa”, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A reportagem apresenta a tecnologia do broto batata-semente, desenvolvida no IAC pelo pesquisador e engenheiro agrônomo Dr. José Alberto Caram de Souza Dias.

A tecnologia do broto batata-semente é simples, mas inovadora: o plantio é feito com o broto da própria batata-semente (que geralmente é descartado na produção convencional). Entre as vantagens da técnica está o fato de que os brotos resultantes do plantio são livres de vírus e, portanto, garante ao produtor tubérculos de alta sanidade. Os produtores que adotaram a tecnologia reduziram em até 40% os custos da produção de batatas (o equivalente à despesa com a compra das batatas-sementes importadas).

Por conta deste trabalho, o pesquisador do IAC recebeu, em 2015, o prêmio Josué de Castro na categoria pesquisa científica, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. O prêmio tem o objetivo identificar e difundir iniciativas voltadas à formulação de soluções concretas para o combate à fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional no Brasil e no mundo. Caram é considerado ainda o pioneiro em experimentos que comprovam o potencial de brotos destacados de tubérculos como material de propagação.

O vídeo conta com roteiro e entrevista do jornalista Bruno Ribeiro e imagens e edição do cinegrafista Décio Cesarini Jr., com participação de Leonardo França Amui (imagens da colheita de batatas).

Para ver direto no Youtube, clique aqui.

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: