SBPC realiza seminário sobre a participação feminina na Ciência

mulheres

A SBPC – Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência convida a todos para o seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”, que será realizado no dia 11 de fevereiro, na sede da entidade, em São Paulo. O evento reúne especialistas para refletir sobre a evolução da importância da mulher na ciência, as dificuldades para as cientistas chegarem aos cargos de liderança, bem como iniciativas que incentivam meninas a se interessarem e escolherem as carreiras de ciências.

O dia 11 de fevereiro foi declarado pela Assembleia Geral da Unesco como o “Dia de Mulheres e Meninas na Ciência”, tornando-se uma data mundialmente reconhecida. Esta comemoração deve-se ao número ainda inexpressivo de mulheres cientistas, já que em todo o mundo, menos de 30% dos cientistas são mulheres. Assim, também como parte das comemorações dos seus 70 anos, a SBPC – que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é composta por mulheres -, acredita que homenagear nossas cientistas e incentivar as meninas a se interessarem pela ciência é um ponto marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País.

O evento será organizado em quatro sessões. Uma primeira mesa debaterá a evolução da importância da mulher na ciência, a situação atual no País e quais caminhos podem ser tomados para uma plena igualdade de oportunidades. Logo em seguida, mulheres que chegaram à liderança em entidades científicas discutirão as dificuldades encontradas, como elas “quebraram” o teto de vidro e chegaram a cargos ainda majoritariamente ocupados por homens. A terceira mesa abordará projetos como a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) – que tem tido uma participação cada vez maior e destacada de meninas -, o “Tem meninas no circuito”, do Instituto de Física da UFRJ, e os trabalhos desenvolvidos pela professora Joana D’Arc Felix, que desenvolve pesquisas de ponta com adolescentes de 14 a 18 anos, na Escola Técnica Estadual (ETEC) de Franca (SP).

Uma sessão especial celebrará mulheres e meninas cientistas com a apresentação do selo dos Correios, lançado em dezembro de 2018, em homenagem à cientista brasileira Johanna Döbereiner, indicada ao Nobel de Química em 1997 por seu trabalho com fixação biológica do nitrogênio e notável pelos estudos que impulsionaram a produção de soja no País.

O evento se encerra com o lançamento do prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”, uma homenagem da SBPC às cientistas e futuras cientistas brasileira de destaque, que leva o nome de sua primeira presidente mulher.

O evento é gratuito e aberto a todos. Participe!

Serviço:
Seminário “SBPC e as Mulheres e Meninas na Ciência”
Data: 11 de fevereiro de 2019, segunda-feira, das 9h às 17h
Local: Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, 3º andar – Vila Buarque, São Paulo, SP
Programação preliminar:

http://www.cienciaemulher.org.br/sbpc-realiza-seminario-sobre-mulheres-e-meninas-na-ciencia/

Inscrição GRATUITA!

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdt3NmJaC22wYGDbwoPqhCscbqCAONgZYN4uU0kyhN18bgjBg/viewform

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s