Pesquisadora do IAC é premiada em congresso internacional

pqc

A pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), Alessandra Alves de Souza, foi a única brasileira contemplada com um prêmio oferecido pela Office of International Programs (OIP) da Sociedade Americana de Fitopatologia (APS). A premiação, que aconteceu em agosto no “International Congress of Plant Pathology: Plant Health in A Global Economy”, em Boston, nos Estados Unidos, foi um reconhecimento por sua contribuição com atividades internacionais de proteção fitossanitária.
A pesquisa de Alessandra Alves resultou em avanços consideráveis no controle da colonização de Xylella fastidiosa em plantas de citros, por meio de técnicas que envolvem o uso de transgenia e da molécula N-acetil-cisteina (NAC), conhecida no tratamento de infecções bacterianas nas vias aéreas de humanos. A NAC mostrou-se eficiente no controle de fitopatógenos dos citros, incluindo a Xylella.
Em entrevista ao site Revista Da Fruta, a pesquisadora afirmou que não há nenhum produto disponível no mercado voltado para o controle desse fitopatógeno, de modo que, comprovada a eficiência do NAC, surgem novos métodos fitossanitários na agricultura: “E ainda tem a vantagem de ser benéfica para a saúde humana e sustentável ao meio ambiente, por ser um análogo do aminoácido cisteína”, disse ela. Além do combate à Xylella fastidiosa, o NAC se mostrou eficiente também no controle da Xanthomonas citri, causadora do chamado “cancro cítrico”.
Além da pesquisadora brasileira, outros três cientistas foram premiados: Peter Bonants, pesquisador da Wageningen Plant Research, da Holanda; James Dale, professor na Universidade de Tecnologia de Queensland, na Austrália; e Mathews Paret, professor assistente na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. Segundo Alessandra, o prêmio “aumentou a motivação para o grupo do Centro de Citricultura Sylvio Moreira, do IAC, ao dar andamento nas pesquisas científicas pela manutenção da liderança do agronegócio citrícola”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s