Pular para o conteúdo

Labjor lança biblioteca digital com obras sobre divulgação científica

livro

Carla Gomes, diretora do Núcleo de Comunicação Institucional no Instituto Agronômico de Campinas (IAC) e especialista em jornalismo científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), será a primeira autora a ter sua tese disponibilizada para download no espaço virtual Estante Labjor, lançado no último dia 11 de dezembro. Seu livro “A Percepção dos Pesquisadores sobre a Importância de Divulgar a Ciência por meio da Imprensa” é fruto do seu mestrado em Divulgação Científica e Cultural e traz informações sobre uma pesquisa inédita: segundo ela, os cientistas nunca tinham sido ouvidos acerca deste tema no Brasil.
Na tese, Carla Gomes investiga a razão que leva muitos cientistas a não se relacionarem com jornalistas para evitar riscos à sua imagem frente aos seus pares ou à imagem da instituição em que atua. “A pouca comunicação com a população em geral vem sendo apontada como uma das causas do não reconhecimento da relevância social da ciência. Esse silêncio da classe científica sobre seus afazeres e resultados é considerado uma das razões para a pesquisa nacional não constar nas agendas governamentais e para a precariedade da profissão e dos institutos e universidades”, afirma.
Buscando compreender as raízes deste problema e apontar saídas para ele, Carla entrevistou 215 pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), a maior instituição de pesquisa agropecuária estadual. “Sem o auxílio dos pesquisadores este trabalho não seria possível”, diz. Entre suas descobertas, ela identificou alguns desafios à divulgação científica, tais como debilidades administrativas das instituições científicas e a sobrecarga de tarefas burocráticas que recai sobre os cientistas – o que acarretaria em falta de tempo e de energia para planejar a divulgação de seus trabalhos. “Registrei ainda reclamações quanto à atividade desenvolvida pelo pesquisador não ser valorizada pela própria instituição onde ele atua”, revela.
O Estande Labjor reunirá livros digitais de acesso livre sobre divulgação científica. A partir da seleção de dissertações defendidas no programa de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor – e também de teses e ensaios escritos em outros centros dedicados à área –, a ideia é que as pesquisas escolhidas passem por nova edição e adaptação, sendo assim formatadas como livros para download.

A obra inaugural, de Carla Gomes, já está disponível para download gratuito no link:

Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp lança coleção de livros digitais sobre divulgação científica

Não há comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: