Consema aprova Tanquã e Barreiro Rico como Áreas de Proteção Ambiental no interior paulista

WhatsApp Image 2018-11-21 at 16.58.08

As áreas do Tanquã e Barreiro Rico foram aprovadas para se tornarem Áreas de Proteção Ambiental (APAs) pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema). A aprovação é resultado de uma luta de mais de dez anos travada pela população local, ambientalistas, promotorias de justiça e pesquisadores.

O projeto que originou a criação, elaborado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), contou com o estudo dos Institutos Florestal, Botânico e Geológico, e da Fundação Florestal, e irá contribuir para a manutenção do patrimônio natural e cultural, a preservação das espécies e da diversidade genética dessas duas localidades.
Para Joaquim Adelino, vice-presidente da Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC), a preservação do santuário ecológico poderá gerar renda com o ecoturismo, o que representaria um motivo a mais para que o governador Márcio França aprovasse o decreto, antes de deixar o cargo. “Com o aval do Consema, acreditamos que o governador terá o bom senso de aprovar a criação oficial das APAs e deixar à população um legado de respeito ao meio ambiente, em sintonia com as tendências mundiais de políticas públicas”, disse. Um abaixo-assinado pedindo que o governador sancione o decreto foi criado pela Rede Birdwatching de Piracicaba está circulando na internet (ver link ao final do texto).

Com a criação das APAs, o Estado gerenciará as áreas em questão, assegurando a manutenção e a melhoria da qualidade ambiental dessas duas áreas. Para o Secretário Municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, a aprovação das APAs é um avanço na política ambiental do Estado. “O Tanquã por se tratar de uma área com grande diversidade de aves e peixes, e o Barreiro Rico por ser uma das áreas mais importantes para primatas”, afirmou. As APAs estão compreendidas entre os municípios paulistas de Piracicaba e Botucatu.

Leia o manifesto na íntegra e assine o abaixo-assinado clicando no link abaixo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s